Que tal fazer um passeio de escuna em Santos? Saiba como funciona!

Que tal fazer um passeio de escuna em Santos? Saiba como funciona!

Posted By : Redação/ 1066 0

Os passeios de escuna em Santos são bem requisitados, assim como estruturados. Confira todos os detalhes para não perder a saída.

Não há nada mais prazeroso no litoral do que sentir o vento refrescante no rosto, o cheiro e o balanço do oceano e, ainda por cima, desapegar um pouco da terra firme, ver os prédios ficando cada vez menores, intensificando o contato com a natureza. O passeio de escuna em Santos é uma dessas rotas de fuga no Litoral Paulista.

Chegando na escuna?

Conhece minimamente a cidade de Santos? Se sim, já sabe que não há erro nenhum em alcançar o local exato do embarque, que fica bem em frente ao Clube de Regatas Saldanha da Gama; ali mesmo, em frente ao canal que se forma na entrada dos navios para o porto.

Para quem não conhece, vamos lá: Você só precisa alcançar a praia, se estiver hospedado entre o canal um e o seis, e virar à esquerda, seguindo a avenida da praia, que vai mudando de nome de acordo com os canais por onde você vai passando. Para quem está na altura do canal sete, o certo é virar à direita e seguir por poucos metros até encontrar o clube Saldanha da Gama, referência mais impactante.

São inúmeros os ônibus que passam ali pela praia, é só pegar aqueles que aparecem com a inscrição “Ferry Boat” no letreiro, ou parar os ônibus e perguntar,  sem medo. Caso queira garantir, uma rápida pesquisa na internet resolve a situação: http://www.cetsantos.com.br/cet_interna.asp?arqui=transportes/linhas_coletivas.htm&secao=transportes

Se a ideia é jogar no Uber, Waze ou algum app do tipo, o endereço exato é Ponte Edgard Perdigão, Píer da Ponta da Praia, Av. Saldanha da Gama, sem número.

Passeios de escunas em Santos

As anfitriãs Gênesis (Moderninha) e Lady Linda (Old School) são aquelas que recebem o público durante o ano inteiro para conhecer a baía de Santos , Guarujá e São Vicente.

O roteiro conta com passagens bem em frente da Fortaleza da Barra, elegante forte branco datado do final do século XVI, da Praia do Góes, um bairro residencial de pescadores, do Cheira Limão e Sangava, pequenas prainhas do Guarujá e, por fim, na Ilha das Palmas, tradicional clube na Baixada Santista.

Depois deste trajeto pela costa da Ilha do Santo Amaro, a embarcação volta e faz uma pequena incursão no canal do porto, que recebe transatlânticos e navios imensos todos os dias. A sensação de passar bem próximo ao casco deles é incrível, pode acreditar.

Os “rolês” de escuna saem sempre aos sábados, domingos e feriados, de duas em duas horas depois das 10H  até às 16H. Durante o verão, ainda há um passeio das 18h, ideal para quem quer apreciar o início do pôr do sol direto do mar (inesquecível).

Ah! O verão é sempre uma maravilha. É durante essa temporada que é possível fechar grupos para passeios de 3h45, saindo 9h50 ou 13h50. Além dos pontos já citados, podemos incluir o Saco do Major, já depois da curva da Ilha de Santo Amaro, com uma paradinha para mergulho, a Praia do Guaiúba e a Ilha do Mato. Depois disso, a embarcação cruza toda a orla até o Ilha Porchat, em São Vicente, para fazer o caminho de volta.

Turmas de universidades, ou grupos profissionais interessados em voltas exclusivas nas escunas para conhecimentos técnicos  em áreas relacionadas, como logística e comércio exterior, devem entrar em contato com a organizadora para elaborar os roteiros que vêm mais a calhar com os objetos de estudo.

Para ficar por dentro de todas as informações necessárias para planejar o seu passeio de escuna em Santos, é só visitar o portal: http://passeiodeescuna.com/.

Santos: conheça o maior jardim de orla do mundo!

Posted By : Redação/ 913 0

O Jardim da Orla de Santos é o maior do mundo. Descubra um pouco mais sobre este patrimônio de Santos e do Brasil.

O calçadão de Santos é um atrativo de orgulho para todos os moradores da cidade, sendo um patrimônio histórico e um dos principais cartões postais da cidade, o programa preferido dos santistas e turistas.

No calçadão encontramos o maior jardim de orla do mundo, considerado em 2002 pela equipe do Guiness Book of Records. O jardim possui 5.335 metros, totalizando 218,8 mil m², comparado à praia, que possui uma extensão de sete quilômetros, tem uma diferença muito pequena e um jardim muito grande.

História do Jardim de Santos

O jardim começou a ser projetado em 1914 pelo engenheiro Saturnino de Brito, mas saiu do papel apenas em 1930.

A partir dos anos 70 até os anos 90, o jardim passou por muitas mudanças, quando teve a incorporação de várias novas  espécies de plantas. A outra grande mudança foi em 2003, logo que ganhou o prêmio e junto a construção da ciclovia, quando foi redesenhado e ganhou mais funcionalidade.

Vegetação

O maior jardim de orla do mundo possui um clima úmido, quente e salino. Os ventos formam um ambiente favorável para a maioria das plantas do local.

Ao todo são mais de 80 espécies divididas em 719 canteiros; também existem mais de 1745 árvores , sendo em sua maioria palmeiras, em 21 espécies diferentes, e chapéus de sol.

No jardim ainda podemos encontrar espécies como Biris vermelhos, Crisântemos brancos, amarelos e mesclados, Lírios amarelos e brancos, Dracenas vermelhas e muito mais.

Visitantes

O jardim é um local de lazer para todos os moradores e turistas de Santos. Muitos turistas param ali para tirar fotos na orla, famílias levam seus filhos para ficarem em contato com a natureza, os casais de todas as idades também dão uma paradinha para namorar nos bancos espalhados pelo jardim. Um lugar para todos e um lugar para fugir da rotina diária e entrar em contato com a natureza.

Estrutura

O maior jardim de orla do mundo possui uma ótima estrutura, sua arquitetura é feita de pedras formando mosaicos, muito bancos espalhados por toda a sua extensão, ciclovia com 7.900 metros de comprimento, por toda a margem do jardim, lanchonetes, quiosques, chuveiros para quem vêm da praia, banheiros, mesas para jogos, aparelhos de ginástica e uma boa iluminação para todos os frequentadores noturnos.

Ali na orla ainda existe um programa para bicicletas infantis gratuito, podendo ser utilizada por até 60 minutos sem custos. Ao passar este tempo, o valor é cobrado diretamente no cartão de crédito  pelo aplicativo de celular.

São cerca 50 bicicletas distribuídas em quatro estações,  espalhadas pela extensão da orla, com funcionamento das 6h até às 23h.

Manutenção e limpeza

Para garantir a limpeza, manutenção e beleza do jardim o ano inteiro, a prefeitura possui 40 funcionários responsáveis pelos cuidados ao jardim, entre eles estão cortadores de grama, jardineiros, ajudantes e especialistas em botânica.

Além disso, todos os meses novos mudas de plantas são introduzidos no local, garantindo um crescimento constante do melhor e maior jardim de orla do mundo.

Como chegar

A partir de São Paulo, pegar a Rodovia Anchieta ou Imigrantes, em média por 50 minutos, em 70 quilômetros.

Também poderá ser feito o trajeto de ônibus, com duração de 1 hora, partindo pela estação rodoviária de Jabaquara, na capital. Uma boa opção, pois as viagens ocorrem de 10 em 10 minutos.

Como vimos, o maior jardim de orla do mundo, em Santos, é um ponto turístico que não poderá passar despercebido. Turistas de todas as partes visitam, ao longo do ano, o jardim. Aproveite você também para entrar em contato com a natureza e tirar umas fotinhos.

Um passeio pelo Aquário de Santos

Um passeio pelo Aquário de Santos

Posted By : Redação/ 754 0

Vai visitar Santos, no Litoral Paulista? Uma das principais atrações é o Aquário, que fica em frente à praia, próxima ao canal 5. Confira dicas.

Um dos passeios mais tradicionais da cidade de Santos, o Aquário Municipal de Santos, está localizado na orla e possui muitas atrações com diversos animais marinhos expostos para alegria de todos, principalmente das crianças.

Um passeio pelo Aquário de Santos proporciona o contato direto com animais como pinguins e leão marinho.

Aquário Municipal de Santos

Em funcionamento desde 1945, sendo o principal e mais antigo atrativo da cidade de Santos, e o segundo parque mais visitado do estado, recebe  mais de 500 mil visitantes todos os anos.

Ao passar dos anos,  o aquário recebeu muitas reformas. Sendo a maior em 2006, passando a ter uma estrutura para agregar visitantes e outra para atividades de pesquisas.

É um lugar de muito destaque e lazer em Santos, com uma área de 3.000 m², sendo 2.214 abertos aos visitantes. Um dos primeiros ligados à preservação de espécies e a primeira instituição brasileira a efetuar resgates e recuperação de animais.

Atrações

As atrações no parque são muitas, divididas entre os mais variados tipos de tanques marinhos, como suas mais de 200 espécies de animais nativos e exóticos.

Tanques

O Aquário Municipal de Santos possui 32 tanques e mais de 1 milhão e 300 mil litros de água doce, divididas em doce e salgada. Do lado direito, estão os tanques de água doce e ao lado esquerdo os tanques de água salgada. Todos recebendo e reproduzindo o habitat natural dos animais ali existentes.

Tanque oceânico

São cinco metros de altura com 350 mil litros de água. O tanque possui paisagem rochosa imitando a costa e os visitantes podem observar animais como robalos, salemas, arraias, tubarões-lixa, meros e caranhas.

Tanque Amazônico

O tanque possui 16 metros quadrados e um habitat formado por troncos e decomposições, plantas e cipós, tudo para lembrar a floresta inundada. Lá o turista encontra animais como araúnas, traíras, pirarucus, tambaquis, tucunarés e pacus.

Tanque das Tartarugas

O tanque  abriga as tartarugas de pente, sendo o único a ter esta espécie em exposição. Uma espécie muito caçada e protegida. O tanque possui 10 metros quadrados e imita os costões rochosos.

Tanque dos Pinguins

Um dos mais novos atrativos do aquário, o tanque dos pinguins possui temperatura abaixo de zero com solário e piscina, imitando a Patagônia, com mais de 40 pinguins.

Leão Marinho

Assim como o ambiente dos pinguins, o Leão Marinho também possui um espaço climatizado com cinco metros de altura, reproduzindo o habitat natural.

Tanque de Toque

O tanque mais interativo do aquário proporciona contato direto, utilizando as mãos com anêmonas, estrelas do mar e ouriços.

Visitas monitoradas

A partir dos meses de maio até junho e de agosto até novembro, ocorrem passeios guiados pelo Aquário de Santos, faculdades e grupos de até 50 pessoas.

Como a procura é muito grande, é necessário agendamento de no mínimo um mês de antecedência. Para entrar em contato com o Núcleo de Educação Ambiental do Aquário, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelo tel. (13) 3236-9996.

Setor responsável

A secretaria Municipal do Meio Ambiente é a responsável pelo Aquário Municipal de Santos, para entrar em contato envie e-mail para: semam@santos.sp.gov.br

Horário de funcionamento

O Aquário fica aberto de terça a sexta das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 9h ás 20h. Na alta temporada fica aberto até às 19h dia de semana, sem alterações aos finais de semana.

Valores

O valor do ingresso é de R$8,00, sendo que estudantes e professores pagam meia entrada, e maiores de 65 anos e menores de 8 possuem entrada gratuita.

Localização

O Aquário Municipal de Santos fica localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla) Ponta da Praia – Santos.

Como chegar ao aquário

O aquário é muito fácil de ser encontrado, ele fica localizado no bairro Ponta da praia na Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Para quem vem da Rodovia Imigrantes, deverá pegar a saída para Avenida Martins Fontes até chegar à Avenida Senna da Silva em São Vicente. A partir daí, siga até o aquário, existem placas informativas até lá.